7 de jan. de 2008

MATERIAL ESCOLAR MAIS BARATO



O início de cada ano traz consigo ânimos renovados, esperança de dias melhores, novos alvos e propósitos etc. Traz, também, compromissos financeiros que mechem com o bolso do cidadão, muitas vezes alterando seu humor e deixando-o mais vulnerável a “engordar” as estatísticas da inadimplência dos primeiros meses do ano.

As dívidas do Natal juntam-se com as despesas iniciais do ano (IPVA, Matrículas Escolares, Compra de Material Escolar, etc) e fazem uma festa de terror na conta e na mente do consumidor, principalmente daqueles que não conseguiram fazer e/ou seguir um planejamento financeiro adequado à sua realidade.

Porém, pelo menos nas despesas com Material Escolar, há possibilidade de se conseguir boas economias. Algumas ações devem ser observadas para ter uma economia significativa. Vejamos:

a) Faça uma cotação dos materiais em pelo menos 3 ou 4 lojas especializadas. Existem lojas estão oferecendo orçamento pela internet.

b) Preste atenção nas marcas dos produtos. Hoje, com a concorrência acirrada, consegue-se encontrar bons produtos a preços mais competitivos sem abrir mão da qualidade. É possível economizar até 80% só com essa observação.

c) Não de deixe levar pelo frenesi no interior das lojas especializadas nessa época do ano, pois muitas estão apenas cotando preços.

d) Analise as promoções oferecidas antes de comprar. Veja se, de fato, é uma promoção ou existe algo embutido na oferta.

e) Dentro do possível, opte pelo pagamento à vista e negocie desconto com a loja. Isto é fundamental para sua economia.

Por fim, para se conseguir vantagens ainda maiores, reúna outros pais para comprarem material em conjunto, preferencialmente em atacadistas. Caso tenha oportunidade de formar uma Cooperativa, faça isso. Seu poder de barganha crescerá e você vai ficar impressionado(a) com a economia que conseguirá. Vale a pena.

Programa DICA LEGAL

Sylvio Vieira Rodrigues

Nenhum comentário: